Criatividade - Termos

Leia os outros textos da série "Da Criatividade à Prática"[parte 1][parte 2][parte 3][parte 4][parte 5]

Introdução


Que tipo de imagem vem à mente quando dizemos que alguém é criativo?

Para mim, vem a lembrança de alguém capaz de desenhar, pintar, contar histórias ou qualquer outra atividade artística ou então aquela pessoa que constantemente tira um comentário engraçado e inusitado não se sabe de onde e que sempre tem uma boa ideia quando os outros pedem sua ajuda para fazer algo diferente.

Bem, não está totalmente errado, mas é uma visão simplista do que pode significar criatividade.

Antes de pegarmos no pesado, vamos a alguns conceitos relacionados:
[também presentes no glossário]

Criar

Fazer surgir, fazer existir, originar, dar origem a, produzir, produzir, formar, introduzir, inventar, conceber, compor, autorar, iniciar.

Criativo

A capacidade de criar. Imaginativo, inovador, artístico. Caracterizado por ser original ou novo. Formado por um novo processo. Ter a capacidade de criar. Projetado para estimular a imaginação.

Criatividade

O processo de ser criativo. Uma série de ações que criam novas ideias, pensamentos e objetos físicos.

Ideia

Uma imagem de um objeto externo ou processo formado pela mente. Qualquer produto de atividade intelectual. O produto da atividade mental onde a mente concebe conscientemente um pensamento.

Imaginação

Nos limitaremos a definir imaginação como um processo pré criativo mas que não se limita aos moldes da realidade ou da factibilidade. São as ideias e pensamentos de forma mais puras e abstratas, mas que servem de combustível para a criatividade.

Não nos aprofundaremos no conceito de imaginação ou da sua diferença para a criatividade.

Pensemos assim:
Imaginação = Da cabeça para dentro.
Criatividade = Da cabeça para fora.

“Definir a imaginação não é tarefa fácil. Uma rápida consulta a sua origem etimológica nos remete ao verbo latino imaginari, que significa ‘formar quadro/desenho de algo’, ou simplesmente ‘representar’. No cotidiano, o termo imaginar é de uso amplo, podendo ter diferentes significados, dependendo dos contextos em que é utilizado. Pode significar um ideal, como na expressão ‘a profissão que só existe na minha imaginação’. Ou ainda, uma habilidade na solução de problemas, como na expressão ‘use sua imaginação e encontre um meio de sairmos daqui!’.”
[https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/19776]

Pensamento Criativo

Processos específicos de pensamento que melhoram a capacidade de ser criativo. Estar em um estado de espírito ótimo para gerar novas ideias. Pensar deliberadamente de forma a melhorar a probabilidade de novos pensamentos ocorrerem. Maximizar a capacidade do cérebro para pensar em novas ideias. A capacidade de pensar em ideias originais, diversas e elaboradas. Uma série de ações mentais que produzem mudanças e desenvolvimentos de pensamento. O processo de explorar múltiplos caminhos de ações ou pensamentos.
(Às vezes chamado de pensamento divergente, porque os padrões de pensamento e as áreas de crença são expandidos.)

Problema

Uma questão difícil de organizar ou em que é difícil decidir o melhor curso de ação.

Existem muitas definições diferentes ou palavras alternativas para a palavra "problema".

Para nossos propósitos, um problema é definido como uma situação onde existe uma proposta que deve ser resolvida, uma mudança que deve ser feita no processo atual. Seja para adaptar-se a uma nova situação, melhorar um produto ou trazê-lo de volta a um nível aceitável.

Oportunidade

Uma ocasião que oferece uma possibilidade ou uma chance. Uma combinação de circunstâncias favoráveis.

Probortunidade [...?]

Devido à dificuldade em determinar a diferença entre um problema e uma oportunidade e porque há muitas implicações negativas no uso da palavra "problema", a palavra probortunidade foi criada. Probortunity é a fusão da palavra "problema" e "oportunidade".

Uma probortunidade pode assumir qualquer forma: desafio, pergunta, mistério, preocupação, problema, enigma, dificuldade ou oportunidade.

Probortunidade é uma palavra inclusiva para descrever algo que você quer melhorar ou mudar para melhor.

[Isso foi traduzido de um site inglês. Nunca vi este termo em português e não sei se é realmente utilizado.

Mantive este termo porque como grande parte do material vem de textos estrangeiros, ele pode vir a aparecer em alguma oportunidade.

Acredito que aqui no Brasil inicialmente utiliza-se apenas a palavra problema. Posteriormente, se for o caso, é que a palavra oportunidade é utilizada. Se alguém souber melhor como essa questão funciona aqui, por favor me ajude aqui]

Solução de Problemas

A resolução de problemas é o processo pelo qual uma situação é analisada e soluções são formadas para resolver uma probortunidade (problema / oportunidade - veja acima) e quando os passos são tomados para remover ou reduzir o problema. O problema e a situação atual são analisados, as soluções potenciais são geradas e uma solução trabalhável é determinada e colocada no lugar. A resolução de problemas é o processo de análise de situações de incerteza para produzir melhorias reais ou mudanças na situação.

O processo de resolução de problemas compreende muitos elementos diferentes que podem ser usados em diferentes graus dependendo da probortunidade de ser resolvida. Os elementos típicos são:


  • Definição do problema [parte do entendimento do problema]
  • Análise da situação [parte do entendimento do problema]
  • Geração de ideias
  • Análise de ideias
  • Tomada de decisão
  • Determinar os próximos passos a tomar para introduzir a solução no local de trabalho


Diferentes problemas precisam de diferentes usos desses elementos e, muitas vezes, em diferentes quantidades e ordens. A estrutura do processo de resolução de problemas pode ser muito diferente para probortunidades diferentes. Por exemplo, você pode precisar ter muitas tentativas no elemento de definição de problema para ajudar a estabelecer o verdadeiro desafio se a oportunidade for inicialmente vaga.

[Note-se que a resolução de problemas não é o mesmo que a tomada de decisão.A tomada de decisão é um processo de resolução de problemas e só se preocupa em decidir entre diferentes ideias existentes. A resolução de problemas inclui a formação real dessas ideias. A resolução de problemas pode envolver vários graus de Análise de Problemas e elementos de geração de soluções em comparação com a parte decisória]



Na próxima semana nos aprofundaremos na definição de criatividade.

Até lá!

Outros textos da série "Da Criatividade à Prática"
[parte 1][parte 2][parte 3][parte 4][parte 5]

fontes:
http://www.brainstorming.co.uk/tutorials/definitions.html [grande parte do texto, mas muita coisa foi removida ou alterada]
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/19776


Criatividade - Prefácio

Olá a todos!


Estou iniciando uma série de posts relacionados à criatividade.

Partindo da definição popular, acadêmica e do que se trata na prática do profissional de criação a como ter ideias e viver criativamente. Serão conteúdos bem abrangentes e direcionados ao design, marketing, desenvolvimento de produtos e inovação.

A intenção dos textos é ajudar àqueles que se dizem nada criativos ou os que precisam se manter sempre criativos para trabalhar.

Teremos também algumas técnicas para desenvolver a criatividade no trabalho, ferramentas para geração de ideias e dicas para ser mais criativo no dia-a-dia.

À princípio estava planejando fazer um único texto. Grande, mas único. Mas a pesquisa cresceu tanto que agora serão vários textos. E textos também grandes.

Caso tenham dúvidas ou sugestões entrem em contato.
Este será um tema recorrente, portanto toda sugestão e ajuda serão bem-vindas!


Abraços a todos!


Textos da série "Da Criatividade à Prática"
Parte 1: Prefácio
Parte 2: Termos
Parte 3: Definição
Parte 4: Prática
Parte 5: Quando e Como